Buscar
  • Clínica Dr. Alexandre WB

SEROMA (líquido que sai pela cicatriz cirúrgica) – saiba mais.


O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. Consiste no acúmulo abaixo da pele (e extravasamento pela cicatriz) de um líquido semelhante ao plasma sanguíneo. Quando ocorre, aparece após alguns dias da cirurgia e desaparece totalmente com dias ou semanas.

Quais são as causas do seroma? Em geral, o seroma acontece devido a uma pré-disposição genética e ao não uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia. Ocorre principalmente nas cirurgias que envolvem grandes deslocamentos de tecidos, como as abdominoplastias, lipoaspiração ou cesáreas.

Quais são os principais sinais e sintomas do seroma? * Inchaço e flutuação locais * Abaulamento da cicatriz * Dor * Pele avermelhada * Aumento da temperatura local

Como tratar o seroma? É importante passar pela avaliação do seu médico, e seguir as orientações. Por vezes ele desaparece sozinho, com as drenagens pós-cirúrgicas ou taping (serviços disponíveis aqui na clínica), sem a necessidade de demais providências.

Acontece também de drenar-se espontaneamente através da cicatriz cirúrgica. Em alguns casos pode se fazer necessário o uso de medicamentos, e em raros casos a punção do líquido.

Como evolui o seroma? Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, se acompanhado nas consultas pós-operatórias com as providências indicadas.

Na clínica você vai contar com o atendimento das nossas fisioterapeutas dermato-funcionais Patrícia Branco, Luciana Pereira e Mayra Guedes.

Para mais informações, entre em contato. Atendimento após o dia 7/1.

Ficamos à disposição.

Clínica Dr. Alexandre Wood Branco Av. Manoel Ribas, 84 Mercês - Curitiba-PR Ficamos à disposição. Tel. 41 3015-7135 e 41 99824-3938 (whats)

399 visualizações

© 2019 por Fly Assessoria em Comunicação

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social