Buscar
  • Clínica Dr. Alexandre WB

QUELÓIDE E CICATRIZ HIPERTRÓFICA – Saiba mais


O processo de cicatrização normal e desejável é aquele que leva à formação de uma cicatriz plana, clara, que se limite ao local da pele que foi ferido e com o passar dos anos fique praticamente imperceptível.

Tanto o queloide quanto a cicatriz hipertrófica são formas anormais de cicatrização e ocorrem em pacientes predispostos, já se nasce com essa condição. E não dependem da habilidade ou experiência do médico.

O QUE É O QUELOIDE? O queloide é uma cicatriz espessa, com alto-relevo, dura e normalmente de coloração avermelhada, em pessoas de raça negra, ela pode ser bem escura. A cicatriz com queloide tende a “invadir” áreas saudáveis ao redor da cicatriz e pode continuar a se expandir ao longo dos anos.

A ocorrência do queloide é variável, pode aparecer e ser mais evidente uma área e menos outra, até mesmo em se tratando de cicatriz mais extensa. Podem aparecer após queimaduras, cirurgia, perfuração de orelha, tatuagem e até devido a acnes e picada de insetos.

COMO TRATAR O QUELOIDE? É possível tentar diminuir a formação dos queloides com a utilização de curativos de silicone, a infiltração de corticoide, tratamentos a laser e a Betaterapia (radioterapia especifica para cicatriz).

Independente da opção escolhida, quanto mais cedo o tratamento foi iniciado, melhores serão os resultados. Em casos mais severos pode ser necessária uma cirurgia corretiva.

O QUE É A CICATRIZ HIPERTRÓFICA? Já a cicatriz hipertrófica é uma cicatriz aumentada ou alargada, normalmente não apresenta dor ou desconforto, é plana e tende a ir ficar mais discreta com o passar dos anos.

COMO TRATAR A CICATRIZ HIPERTRÓFICA? Com o uso contínuo de placa de silicone, fitas e cremes com derivados dos corticoides, etc.

Porém mesmo tomando esses cuidados, podem surgir as cicatrizes hipertróficas e queloides.

******************************************* Ficamos à disposição.

Clínica Dr. Alexandre Wood Branco Av. Manoel Ribas, 84 Mercês - Curitiba-PR Tel. 41 3015-7135 e 41 99824-3938 (whats)

67 visualizações

© 2019 por Fly Assessoria em Comunicação

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social