• Clínica Dr. Alexandre WB

7 DÚVIDAS SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA NAS MAMAS

1) Gravidez e amamentação: a cirurgia/prótese interfere? A cirurgia plástica para redução de mamas, pode eventualmente interferir na amamentação, já as pacientes que somente implantaram próteses de silicone, raramente encontram dificuldades em amamentar.

2) Quanto tempo depois de parar de amamentar pode-se pensar em operar as mamas? Sugerimos esperar em torno de menos 6 meses após o término da amamentação para operar as mamas.

3) Somente o silicone levanta as mamas? Depende de cada caso, em algumas mulheres é possível ter bons resultados, mas se a ptose mamária (queda das mamas) for bastante considerável, a paciente deve ser submetidas à mastopexia.

4) Como funciona a mastopexia? Essa cirurgia pode ser realizada com ou sem o uso de implantes de silicone e pode promover, além da ascensão das mamas, redução, manutenção ou aumento do seu volume.

5) As mamas podem cair depois da cirurgia na mama? Sim. Tanto após mamoplastias de aumento quanto após mastopexias e mamoplastias redutoras, o tecido mamário continua sob ação da força da gravidade e pode sofrer ptose (queda) com o passar do tempo.

6) A sensibilidade nas mamas é alterada após a cirurgia? Frequentemente, após as cirurgias das mamas (silicone, redução das mamas), observa-se uma alteração transitória na sensibilidade da região, um amortecimento local temporário. A sensibilidade vai voltando ao normal com o passar de 2 a 3 meses. Em alguns raros casos, pode haver alteração definitiva na sensibilidade das mamas.

7) Quais os riscos da cirurgia de mama e qual a probabilidade de complicações? Como toda cirurgia, esse procedimento possui riscos. A cirurgia plástica das mamas são, em geral, são muito seguras por serem cirurgias de superfície, não interferindo em órgãos vitais.

Os principais fatores que interferem na segurança de qualquer cirurgia são preparo do paciente, doenças preexistentes, tempo de cirurgia, assistência de equipe especializada e cuidados pós-operatórios.

Baseado em: bit.ly/2UHjBqf